quarta-feira, 4 de junho de 2008

Ciúme!!


Um dos sentimentos mais paradoxais que existe é, na minha opinião, o CIÚME. É um dos que considero mais perigosos, pois se não fôr "administrado" na dose certa, pode tornar-se doentio e de uma forma dissimulada acaba com o brilho dentro de nós.
Este sentimento pode ser considerado como um temor, com o receio de perdermos algo, ou alguém. Todos nós já ouvimos histórias de crimes passionais que começam com uma pequena crise de ciúmes e acabam derrubando qualquer sentimento, pois o ser humano não co-existe bem com a ideia de "dono".
Na minha opinião, é complexo este sentimento pois nós só sentimos ciúmes de quem amamos/gostamos, sendo por isso uma Prova de Amor, mas até que ponto todos nós o poderemos sentir? Existem provavelmente milhares de pessoas que não deviam ter "acesso" a este sentimento, pois não o sabem dosear e acabam por transformá-lo numa bomba-relógio
Há quem o use como arma de sedução, como um jogo na vida amorosa mas, continua a ser perigoso "brincar" com ele, continua a dúvida do seu significado: Servirá para acender a chama ou funcionará como bomba-relógio que mais tarde ou mais cedo explode?!
Eu confesso que sou ciumenta q.b, não considero que nada nem ninguém é meu, mas defendo com muita garra os meus sentimentos, aquilo em que acredito e tendo sólidas as minhas convicções relativas ao que sinto e ao que sentem, acredito sinceramente que o ciúme por um ou outro motivo acaba por prejudicar a pureza de um sentimento tão pleno como o Amor!

E tu? És ciumento(a)? O que achas do ciúme?


19 comentários:

MINO disse...

Ora bem!

Hora do interrogatório?

Onde fostes? Com quem estiveste?
A que horas voltas? O que almoçaste?

O ciúme de ser doseado, de preferência aplicado no momento exacto como uma picada!
O conceito de ser dono de alguém para mim não faz sentido, mas faz sim o "eu sou de alguém". Se este conceito for assumido com clareza o ciume torna-se salutar e puro.
O problema é que as pessoas ligam o ciúme à confiança(ou falta dela) e então ai, não há nada a fazer.
Sou ciumento mas não mostro ou se mostro sou rebelde!

Bjocas do gordinho!Mino!

JPinto disse...

Felizmente consigo administrar bem o meu ciume. Mas já vi casos verdadeiramente doentios...


Beijos carimbados

lino disse...

"Se o ciúme nasce do intenso amor, quem não sente ciúmes pela amada não é amante, ou ama de coração ligeiro, de modo que se sabe de amantes os quais, temendo que o seu amor se atenue, o alimentam procurando a todo o custo razões de ciúme.
Portanto o ciumento (que porém quer ou queria a amada casta e fiel) não quer nem pode pensá-la senão como digna de ciúme, e portanto culpada de traição, atiçando assim no sofrimento presente o prazer do amor ausente. Até porque pensar em nós que possuímos a amada longe - bem sabendo que não é verdade - não nos pode tornar tão vico o pensamento dela, do seu calor, dos seus rubores, do seu perfume, como o pensar que desses mesmos dons esteja afinal a gozar um Outro: enquanto da nossa ausência estamos seguros, da presença daquele inimigo estamos, se não certos, pelo menos não necessariamente inseguros. O contacto amoroso, que o ciumento imagina, é o único modo em que pode representar-se com verosimilhança um conúbio de outrem que, se não indubitável, é pelo menos possível, enquanto o seu próprio é impossível.
Assim o ciumento não é capaz, nem tem vontade, de imaginar o oposto do que teme, aliás só pode obter o prazer ampliando a sua própria dor, e sofrer pelo ampliado prazer de que se sabe excluído. Os prazeres do amor são males que se fazem desejar, onde coincidem a doçura e o martírio, e o amor é involuntária insânia, paraíso infernal e inferno celeste - em resumo, concórdia de ambicionados contrários, riso doloroso e friável diamante."

Umberto Eco, in 'A Ilha do Dia Antes'

Tá-se bem! disse...

Eu cá não tenho ciúmes!Pelo menos desses doentios..

sabes que eu acho mais prejudicial o ciúme entre amigos.. Não sei porquê, mas parece-me mais violento, tipo a história do "zangam-se as comadres.."

não sei se me fiz entender :| mas é a minha humilde :p opinião! (se bem que existem relacionamentos bem doentios no que toca a esse aspecto)

Beijinhos Mary linda! ;))

BlueVelvet disse...

O ciúme pode ser uma doença, se for em demasia.
Mas q.b. é uma espécie de pimentinha:)) no amor.
Beijinhos Maryzinha

Olá!! disse...

Claro que sou ciumenta e não é só em questões de amor...
Acontece que o ciúme em doses certas só nos faz lutar mais pelas coisas, em doses erradas mata-as.
Haja equilibrio em tudo ... até no amor :)))

Beijos e parabéns pelo excelente texto :))

Vitor disse...

sim sou ciumento...

e mais não digo... rsrsrsrs

bom fim de semana

Vitor disse...

hoje vou comer um reco...

ora fiquem lá com ciumes....


rsrsrsrs

liamaral disse...

Concordo com o que dizes Mary! Eu considero-me uma pessoas ciumenta mas tenho sobriedade suficiente para controlar os meus ciúmes, sejam de que natureza for!

:) Beijinho grande

Xanda disse...

Ai ciume... ai ciume...
Upsss, a musica não é assim pois não! mas agora também não interessa nada!

Sou ciumenta "Sim senhora", mas na maioria das vezes brinco c/ os meus próprios ciumes.

Bjnhs

PjConde-Paulino disse...

Ciumento?
ya, sou ciumento. Mas um ciumento soft, ás vezes com um santo orgulho por sentir e saber que tb tem ciumes a pessoas que eu amo e pela qual sou amado:). tudo na normalidade de quem gosta;)

Pj com desejo que tenhas um dia com ciumes, mas gostosos""" lol

Mary disse...

Mino...és rebelde??!! Ui UI...
beijinhos

Mary disse...

É verdade Carimbo...e são histórias que acabam sempre mal!!!
Beijinhos

Mary disse...

Bem Lino...não há dúvida de que Humberto Eco descreve bem os ciumentos e a sabedoria das suas palavras está, na minha opinião na frase
"Assim o ciumento não é capaz, nem tem vontade, de imaginar o oposto do que teme, aliás só pode obter o prazer ampliando a sua própria dor, e sofrer pelo ampliado prazer de que se sabe excluído."
Obrigada pelo texto...beijosss

Mary disse...

Ainda bem Tá-se!!! Em relação ao que dizes dos ciúmes entre amigos, também concordo que são perigosos, mas pode ser um perigo "bom" porque serve para vermos até que ponto a amizade é verdadeira.
beijinhos Tá-se querido

Mary disse...

Blue...tudo o que vem devidamente doseado faz bem...:)
beijoca

Mary disse...

Muito Obrigada Madrinha mais linda :)))))))
Um bocadinho de ciúme não faz mal a ninguém, e é como disse...só sente ciúmes quem ama :)))))))
Beijo na vuchechinha

Sunshine disse...

Não me considero ciumenta. Confio muito nas pessoas e, por isso, não encontro razão para o ciúme.
Beijinhos

@ღღ@ disse...

foda-se como diria a dona antonia ...
detesto ciumes e ciumissssses

felizmente ca por casa nao se usa

acho mesmo um sentimento de atrazaditos mentais ;)

beijos