segunda-feira, 28 de abril de 2008

Vidas...por um fio...


Hoje trago à discussão um tema nada agradável mas que, pelos acontecimentos do fim-de-semana, tenho mesmo que falar.

Pelo segundo fim-de-semana consecutivo (o que me deixa a pensar!) assisto a um acidente de viação violentíssimo!! O deste fim de semana aconteceu mesmo à minha frente tendo sido a primeira pessoa (eu e o meu namorado) a dar assistência (a possível nesta situação), a chamar a ambulância e consequentemente a ficar em choque com tudo o que se estava a passar à nossa volta.

Mas, e sem querer entrar em pormenores pouco interessantes, o que realmente me faz gritar de revolta é a leviandade com que se brinca com a vida. Como é possível dois jovens entrarem num carro certamente alcoolizados, estou-vos a falar de uma recta com enorme visibilidade, e "arriscarem" tanto, apostando a própria vida numa brincadeira entre a vida e a morte!! Como é possível porem em perigo a vida de quem nada tem a ver com a estupidez de uma noitada regada a alcool...

Tudo isto fez-me também ter a perfeita noção do quanto somos frágeis, do quanto arriscamos de cada vez que nos sentamos num carro e acima de tudo do quanto desperdiçamos momentos que de banais passam a únicos quando de um segundo para o outro podemos não os poder reviver...

O choque passa...mas não passa a sensação de medo, de alerta e de revolta . Não passa a tristeza das imagens que vi...a sensação de impotência face a um amolgado de chapa...e acima de tudo, ás duas vidas que "por um fio" não o deixaram de ser...

36 comentários:

Anita disse...

é de facto incompreensível...e, todos nós estamos sujeiros a levar com um acto de inconsciência...cada vez mais, tenho medo de andar na estrada:(
beijinho maryzita*

PjConde-Paulino disse...

Mary:Compreendo a tua apreensão, ela é também a minha.
Tenho um filho com quase 17 anos e anda sempre a pedir-me para fazer o exame de condução logo que possível.
Os maus exemplos na estrada, causam.me preocupação, como pai e cidadão, pela falta de civismo e de bom senso que vejo todos os dias nas estradas portuguesas.
bjs

JPinto disse...

Deve ter sido mesmo chocante!

É algo que dá que pensar, mas os perigos estão em todo o lado e os acidentes acontecem até dentro de casa.

Beijocas e boa semana.


Carimbo Azul

Catarina Ferreira disse...

Não se percebe, tambem ja assisti a alguns casos e é daquelas coisas que não se percebe por mais que queiramos.

enfim..

beijihno*
cat

MINO disse...

É verdadeiramente lamentável a forma como as pessoas BRINCAM com os automóveis!
Já passei por isso, e o teu namorado sabe bem pois ia comigo na altura do acidente, que no momento do embate deixamos tudo e pensamos que vamos MORRER.
Acredita que não é nada fácil esquecer. No meu caso não esqueci e acima de tudo ficou a marca da responsabilidade pelo que provoquei e poderia ter provocado.
Só queria que as pessoas sentissem isto sem ter que passar pela experiência.
Bjocas e tenho uma pequenina surpresa no me blog para ti!

mik@ disse...

ola mary
curioso porque comentei esse facto com um amigo meu este fim de semana.
vou te dar a minha opinião muito sincera e com a perfeita consciência que posso tar a ser um pouco cruel e malvada no real sentido da palavra.

eu não entendo como é que há gente que não tem consciência e pensa que pode conduzir alcoolizado e nunca acontece nada... até ao dia em que... puffffff tem um acidente como o que descreveste ali.

acho que nessas alturas não vamos passar paninhos quentes na cabeça de ninguém... eu só tenho pena das familias dos "miudos" que ficaram a sofrer e dos infelizes em quem eles foram bater. porque de resto... sabes como é... "quem procura acaba por encontrar".

não desejo mal a ninguém mas esse tipo de coisas da-me mais raiva do que pena deles :s é triste que haja pessoas que só aprendem alguma coisa na vida quando tem um encontro de perto com a morte... outros há que não aprendem nunca infelizmente....

mik@ disse...

ahhh... beijinhos pra ti mary e uma boa semana com coisas boas sim :)
belo feriado que vem ai plo meio :)

Olá!! disse...

Há pouco mais de um mês o meu sogro morreu num acidente de automóvel... o carro que o provocou era conduzido por um miudo de 18 anos (sem carta), ia com ele uma miuda de 14 ou 15 que segundo soube ficou paralizada... foi uma noite de farra que acabou com a vida do meu sogro que calmamente ia para a missa das 8 da manhã... pode????
Revolta é o que sinto e espero que este jovem tenha consciência do pesadelo que causou a muita gente...
Beijinhos

Xanda disse...

Existem de facto momentos que preferiamos não passar por eles, mas temos de os passar. Agora se esses momentos são provocados por pessoas s/ o minimo de responsabilidade, isso custa e magoua muito, não é a dor física mas o que pode causar... o sofrimento...
Bjnhs mary e força, animo rapariga.

Sunshine disse...

Um primo meu e sua família foram há pouco tempo vítimas de um acidente deste género! é nestas alturas que percebemos o quão importante e preciosa é a VIDA.
Beijinhos

Tá-se bem! disse...

Imagino que tenha sido um choque! Eu, evito (sempre que posso) ver acidentes. Sou daquele tipo que corre no sentido oposto!

É claro que se fosse necessário, não hesitaria em ajudar.

Há tanta coisa por mudar ainda... Cada vez mais, viver é um risco!
Beijos e tenta superar isso :)

liamaral disse...

Sem dúvida! PartiLho contigo a trágica notícia de que uma amiga de uma amiga perdeu o marido este fim de semana num violento acidente de mota! Ele tinha 34 anos e ela em 28. Casaram fez um ano dia 31 de Março!
Muito mau, não?!!

Beijo

Mary disse...

Pois é Anita!!
Simplesmente incompreensível...
Beijinhos para ti

Mary disse...

Olá pjsoueu...sê bem vindo a este blog!!
Quanto ao teu filho é compreensível, a carta dá-lhe a liberdade de se deslocar quando queira e todos passamos pela ânsia de conduzir, de ter o nosso carro!! Logo que tenha responsabilidade para se sentar ao volante e alguma sorte...tudo vai correr bem!!!
Beijos e volta sempre...:))))

Mary disse...

Foi extremamente chocante Pintinho!
Apesar de concordar contigo, a verdade é que os acidentes de carro são cada vez mais comuns e, para além disso na maioria das vezes são estupidos ou devem-se à estupidez de alguém e daí a minha revolta! Perigoso é cada segundo da nossa vida...temos que estar atentos.
Beeijocas

BlueVelvet disse...

Marysinha
o champagne espera por ti lá na minha sala nova.
Com outra carinha, mas sempre eu.
Veludinhos azuis

Mary disse...

Bem Vinda Catarina!!
É incrível a irresponsabilidade e impunidade das pessoas...concordo quando dizes que não se percebe!!!
Beijinhos e Volta sempre :))))

Mary disse...

Mino, sei bem o que passaste e acredito que seja muito difícil esquecer! Eu não esquecerei tão cedo tudo o que vi :(
Mas...a vida segue!!!
beijinhos e cuida bem de ti

Mary disse...

É tudo uma questão de inconsciência Mik@...não acho que sejas má ou severa com a tua opinião. Antes todos pensassem assim e provavelmente muitos acidentes seriam evitados!!!!
Muitos beijinhos para ti Mikinh@

Mary disse...

Eu sei o que passaste Olá...apesar de não te conhecer nessa altura, acompanhei um pouco o teu sofrimento e partilhei um bocadinho da tua dor!!!
Não te quero ver triste por isso vou mudar de assunto e mandar-te um sol muito quentinho e carregadinho de beijinhos doces como tu :)))))))))))

Mary disse...

Obrigada Xanda...és sempre uma querida!! O choque já passou, mas as imagens permanecem...na minha cabeça!!! Foi terrível sentir a fragilidade humana face a algo que arriscamos todos os dias...entrar num carro e...seguir viagem!!!!
Muitos beijinhos para ti querida

Mary disse...

Bem vinda Sunshine...é muito bom ver-te por aqui!!!!
Lamento a tua perda...deve ser uma dor terrível, pois se dói com estranhos...não imagino com familiares (nem quero imaginar sequer).
Obrigada e volta sempre :))))))))

Mary disse...

Oh Tá-se, antes pudesse ter evitado ver...mas foi mesmo à minha frente :(
Disseste tudo...a vida é um risco...mas dentro do risco, temos que ser conscientes e evitá-los...sempre!!!
Obrigada e muitos beijinhos para ti

Mary disse...

Muito mau mesmo Liamaral...é horrível :(((((
Cada vez está mais perto do nós...ou então vamos ganhando consciência de que o risco é para todos!!!
Acima de tudo lamento a perda de pessoas tão novas...como no caso que comigo partilhaste :(
Obrigada, Bem Vinda e muitos beijinhos :)

Mary disse...

Bluezinha, já lá fui beber um champagne e adorei o ambiente!!!!
Parabéns e Bem Re-Vinda :))))))))
beijocas grandes

FM disse...

Tenho tanto medo de ter um acidente violento, por mim e pelos outros...
Beijos.
* Tema muito bem escolhido.

@ღღ@ disse...

deixei um premio no meu cantinho passe por la ;)

Olá!! disse...

Bom feriado Mary e ***** mil para ti

Anita disse...

maryzita mia kida vim deixar-te um garnde beijinho e desejar um excelente feriado e fds;)
kiss trenguita ;)

Enfim... disse...

nunca assisti a uma situação dessas graças a Deus mas é de lamentar

já via acidente de tamanha dimeção, até porque sou cvp e faço parte de uma equipa vantajosa de voluntarios e perante a lei sou obrigada a assistir a vitima no local caso assista

´perdi um grande amigo com 22 anos num acidente do genero tinha acabado de sair do serviço e estava a 15 min de ferias faz agora um ano, as coisas quando tem que acontecer acontecem, agora que não temos que pagar pelos eros do outros não temos é triste muito triste

espero que ja estejas recuperada do choque

beijinhos

BlueVelvet disse...

Mary,
vim desejar bom fim-de-semana e avisar que tens 2 prémios para levantar lá minha sala.
Veludinhos azuis

Olá!! disse...

Hello :)))
Bom fds e beijinhos dos bons

Olá!! disse...

Esqueci-me, tens um desafio levado da breca para fazer ;)))) hehe

Tá-se bem! disse...

Mary, faxavori de levantar uma encomenda lá no meu excelente e magnifico blog! ehehehe

Beijos e Bom fim de semana!:)

FM disse...

Este é o CONVITE para que participes na BLOG-NOVELA que está em exibição no ESSÊNCIAS.
Entra na "Festa dos Fritos" e dá vida aos personagens...
A tua imaginação e palavras serão úteis na criação de um momento diferente na Blogosfera.
Faz parte da Festa... da Boa Disposição.

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e